Responsáveis – Alex Enfermeiro
Aline Técnica de Enfermagem
Introdução
Em nossa vida muitas vezes, deixamos as atividades físicas de lado, preocupados em nos dedicar sempre ao trabalho. Porém, não podemos esquecer de nos exercitar. Pois o completo bem estar se dá pelo suporte físico, psicológico, social e mental.
A caminhada é um bom viés, pode nos ajudar a manter a forma e evitar que fiquemos sedentários.
“A prática regular de atividade física sempre esteve ligada á imagem de pessoas saudáveis, e também a cultura do corpo, na questão da auto-imagem.”
Antigamente, existiam duas idéias que tentavam explicar associação entre o exercício e a saúde: a primeira defendia que alguns indivíduos apresentavam uma predisposição genética á prática de exercício físico, já que possuíam boa saúde, vigor físico e disposição mental; a outra proposta dizia que a atividade física, na verdade, representava um estímulo ambiental responsável pela ausência de doenças, saúde mental e boa aptidão física. Hoje em dia sabe-se que os dois conceitos são importantes e se relacionam.
De acordo com Marcello Montti, atividade física é definida como um conjunto de ações que um individuo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividade mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios á saúde.
Preocupação com o Sedentarismo
Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte á falta da prática de atividades físicas. È o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-ecônomico, mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.
Como Caminhar
A caminhada-passeio é descontínua, lenta, contemplativa e é boa para higiene mental.
A caminhada-exercício tem sua intensidade ajustada à tolerância cardiorrespiratória, ou seja, com uma intensidade boa.
Uma intensidade boa é aquela que ainda permite que possamos realizar uma conversa breve, sem falta de ar e sem desconfortos.
Recomendações
A caminhada não combina com o uso regular do cigarro, a ingestão excessiva de álcool antes de caminhar e comportamento obsessivo de competir com os participantes.
Existem alguns sintomas que percebidos depois da caminhada vale a pena procurar um médico. São eles: tontura, fadiga excessiva, sudorese intensa, batimentos cardíacos irregulares, falta de ar intensa na recuperação e dor no peito.
È importante antes do inicio de qualquer prática de exercício físico uma avaliação física, médica e exames complementares se necessário.
Benefícios com a caminhada
- Aumenta a liberação de endorfinas, ajudando o combate ao estresse, ansiedade e depressão;
- Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos;
- Melhora a circulação sangüínea;
- Auxilia na prevenção de varizes;
- Auxilia no controle de pressão arterial;
- Auxilia no controle de colesterol;
- Aumenta amassa muscular;
- Melhora a atividade do sistema imunológico;
- Ajudar a prevenir osteoporose;
- Aumenta a capacidade dos pulmões em absorver o oxigênio;
- Melhora a flexibilidade;
- Auxilia no controle postural;
- Diminui o risco de derrame cerebral;
- Ajuda a prevenir obesidade;
- Auxilia no combate ao tabagismo
- Melhora auto estima;
- Combate a insônia;
- Aumenta o contato com o meio ambiente;
- Reduz ansiedade;
- Fortalece os tendões;
- Estimula a socialização;
- Trabalha equilíbrio do corpo;
- Fortalece as articulações;
- Reduz o risco de IAM;
- Ajuda a melhorar a disposição para o dia-dia;
- Proporciona sensação de bem estar.
Além de muitos outros benefícios.
Nosso grupo de Caminhada e Alongamento
Nosso grupo de caminhada do caps ad é formado pelos pacientes do tratamento intensivo e aberto também a outros participantes, sempre acompanhados pelos profissionais de saúde Alex e Aline, orientando em relação a importância e necessidade de uma postura correta durante a atividade. Ocorre sempre as quartas-feiras, uma vez por semana no período das 8:00 ás 9:00hs, escolhido esse horário por ser mais agradável devido ao clima e umidade do ar, com alongamento pré e pós caminhada, o trajeto sempre ocorre nas proximidades do caps ad, respeitando as limitações dos participantes, enfim o importante é “MOVIMENTAR-SE’.
Referências
http://www.faac.pesquisa.unesp.br\pesquisa\nos|mexa_se|caminhada.htm – acesso em 25-11-2009
http://boasaude.uol.com.br\lib\emailorprint.cfm?id=4772&type=lib – acesso em 25-11-2009
http://mais.uol.com.br\view\e8h4xmy81nu8\a-importancia-de-caminhar-04023860CCC96... - acesso em 25-11-2009